Boas Vindas

Eu queria, aqui, dar-lhe as boas vindas a este blogue [sim, aportuguesando] criado para repor o sítio [sim, abrasileirando] http://www.esportepsi.hpg.com.br, hospedado pelo IG desde 2003.O projeto ficou parado nos últimos tempos devido problemas com hospedagem, até que caí no gosto dos blogues. Enquanto eu ia testando esta nova forma de comunicação com o Café Docente, mais crescia a idéia de me tornar blogueira, e das boas. É que esta linguagem próxima do leitor, que possibilita comentários, que traz o dia-a-dia, trata-se de uma ferramente rica, além de co-existir com a idéia de comunidade, de fidelidade, de ser a favor ou ser do contra. E porque eu sempre questionei o modo de escrever ciência, e de divulgá-la, por certo que os blogues seriam a minha salvação.

Então cá estou, mantendo o próposito de tornar este um espaço para estudos psicanalíticos em Educação Física e Esportes. Trouxe do sítio anterior:

* alguns textos [aba Textos Publicados];
* uma lista de referências [aba Bibliografía Específica].

Preparei um texto Quem Sou (lincado na barra superior), contando um pouco do meu percurso, como eu cheguei até aqui e para onde pretendo ir. Este item será complementado com a aba Álbum, onde pretendo contar mais um pouco da minha história através de algumas imagens. Estará no ar em breve e espero que gostem.

Sem mais delongas, faça uma boa visita (ah, e não esqueça de participar comentando, opinando ou assinando feeds).

Um abraço,
Fernanda

Anúncios

4 comentários em “Boas Vindas

Adicione o seu

  1. Fernanda…

    “A Educação Física tem muito a ver com a produção literária por serem, ambas, maneiras de expressão do ser humano”.

    Esta foi parte da minha apresentação no curso de iniciação literária, terça-feira passada, e a resposta veio antes mesmo de eu terminar a minha frase:

    “Eu costumo dizer que a Educação Física tem mais a ver com a produção literária do que o próprio Português!”, disse Gilson Rampazzo, assustando os demais participantes do curso.

    Esta é a nossa Educação Física! Este é o nosso esporte!

    Gostei muito do espaço! Só não li os textos porque…bem!

    Muito sucesso!
    Beijos,
    Le.

  2. Oi Fernanda, estou acompanhando suas produções já a um tempo. Sou psicóloga, estou terminando uma pós em psicologia do esporte. Me interesso muito pelo vasto tema psicanálise e o futebol. Trabalho em um clube de futebol centário, o Villa Nova A.C. Gostaria de compartilhar com vc informações, experiências. Estou escrevendo tb sobre psicanálise e futebol, será meu trabalho fim de curso. Me manda um e-mail para que possamos fazer uma troca de informções.
    Juliana

  3. olá, muito interessantes seus textos. sou estudante de educação física em petrópolis, rj e faço análise há cinco anos(fiz um ano de análise em petrópolis com um psicanalista lacaniano e estou há quatro fazendo análise no rio com um analista korrutiano) – infelizmente ainda não entendo muito da teoria psicanalítica, somente vizualizo o simbolismo sexual em nossos atos. agora no fim de meu curso, em tcc, tentei realizar um trabalho relacionando atividade física e psicologia, ou mais especificamente psicanálise, mas não consegui e acabei fazendo o tcc sobre as abordagens pedagógicas da educação física propostas na literatura brasileira. como pode ser feita essa relação entre psicanálise e atividade física
    o q vc quis dizer com a frase: É preciso que se perceba
    que o sujeito, o atleta,
    está em outro lugar,
    distinto de tudo aquilo que
    se escreve e fala sobre ele.”
    obrigado

  4. Olá Fernanda,
    Muito interessante teu site (blog) sobretudo por ser um dos únicos, senão o único, a observar o esporte do ponto de vista da psicanálise. Bom, me chamo João Paulo, ex-tenista não profissional, ex-professor de tênis e também ex-aluno de educação física. Estes dias iniciei um estudo sobre a evolução deste esporte desde minha época de jogador (parei a dez anos). Com base naquilo que notei desta evolução busquei me atualizar sobre as metodologias utilizadas no Brasil, na verdade na minha cidade, Curitiba. Infelizmente não encontrei grandes melhorias completas, senão alguns melhoramentos aleatórios, mas que de grande importância, como a biomecânica por exemplo. Com base em coisas que observei, grande parte no tennis europeu, notei uma grande e maciça intervenção psíquica na preparação dos atletas e parti, então, a buscar na psicanálise um novo método de aplicar com maior eficácia aquilo que vem sendo ensinado.
    Encontrei na net um estudo que me deu algo para trabalhar, mas como o material não era grande, depois de extrair o máximo que consegui, fiquei com algumas dúvidas.
    Gostaria de pedir a você e a outros leitores de seu blog, que por acaso possam se interessar no assunto, a me ajudarem na produção de um estudo mais profundo nesta área.
    Meu contato é jp@evodesign.com.br

    Desde já, agradeço a atenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: